AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PODEM AJUDAR MUNICÍPIOS COM ÁREAS DE RISCO.

AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PODEM AJUDAR MUNICÍPIOS COM ÁREAS DE RISCO.

CAMARAGIBE PODERÁ SER BENEFICIADA COM DECRETO QUE INSTITUI O CADASTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS COM ÁREAS VULNERÁVEIS A DESASTRES COMO ENCHENTES E DESLIZAMENTO DE BARREIRAS QUE CAUSAM IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL.

O período de inverno ainda nem chegou e Camaragibe já sofre com as varias ocorrências nas áreas de risco e alagamentos por toda a cidade.

Em 2019, a gestão publica municipal perdeu mais de 10 milhões em convênios com o Governo Federal. A falta desses recursos só prejudicam o Município, pois o que vemos hoje são ações paliativas, motivadas pelas criticas daqueles que realmente preocupam-se com a vontade social e o anseio da população. Projetos específicos que poderiam reduzir danos não são efetuados, sendo importante lembrar também que neste mesmo ano além da gestão publica perder 10 milhões em convênios que seriam usados em áreas de risco, praticamente uma família inteira perdeu suas vidas em um deslizamento de barreira no Bairro dos Estados.

O que nos deixa ainda mais estarrecidos é observar que ainda na presente data nada de concreto aconteceu para que outros moradores não sofram dramas semelhantes daquele ano. Todas estas informações vocês podem observar nos portal de transparência da prefeitura de Camaragibe.

Em contra partida da gestão municipal, o Presidente Jair Bolsonaro publicou em Diário Oficial da União (DOU) o DECRETO Nº 10.692, de 3 de Maio de 2021 que Institui o Cadastro Nacional de Municípios com Áreas Suscetíveis à Ocorrência de Deslizamentos de Grande Impacto, Inundações Bruscas ou Processos Geológicos ou Hidrológicos Correlatos. A iniciativa do Governo Federal busca ajudar Estados e Municípios vulneráveis aos excessos de chuvas, visando criar projetos que permitam ampliar as ações de auxilio as cidades afetadas.

Para que o município adote tal medida, será preciso que a gestão publica solicite ao Governo Federal a inclusão e em conjunto apresente documentos que comprovem os problemas que acontecem na cidade.

O objetivo do Decreto é compor um trabalho em conjunto com Estados e Municípios nos mapeamentos e monitoramentos de áreas de risco para que os projetos possam elaborar obras e serviços, buscando prevenir desastres trazendo mais tranquilidade aos familiares que residem nessas localidades.

Quem sabe agora com mais esse incentivo do Governo Federal, a Prefeitura de Camaragibe busque solucionar os problemas recorrentes de alagamentos, quedas de barreiras e falta de moradias que tanto trazem prejuízos econômicos e sociais para a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *