Foro de São Paulo: Da teoria da conspiração à triste realidade.

Foro de São Paulo: Da teoria da conspiração à triste realidade.

O Foro de São Paulo existe desde de 1990, e reúne partidos políticos e organizações de esquerda. Foi criado pelo Partido dos Trabalhadores brasileiro, sendo seus fundadores Luiz Inácio da Silva e Fidel Castro.

O intuito deste foro era organizar a américa latina e o caribe contra a política neoliberal que despontava no cenário global. Os participantes do Foro de São Paulo pretendiam fazer a integração da américa latina no âmbito econômico, político e cultural. O estranho é que durante 33 anos os próprios integrantes agiam como se tal reunião se tratasse apenas de conspiração das mentes neoliberais.

O mais intrigante é imaginar o motivo para essa ferrenha negação e afirmação de que tudo não passava de teoria da conspiração. Mas em 2023, o atual presidente do Brasil, Lula, promoveu a reunião do Foro de São Paulo em Brasília, às vistas de todos. E mais que isso, fala em alto e bom tom o que tanto eles discutiam em suas reuniões fechadas, todos esses anos.

Lula assumiu ter orgulho de ser chamado de comunistas, provavelmente esqueceu de estudar a história mundial e ver o estrago que ditadores comunistas fizeram e fazem onde tomam o poder. Na verdade, não acredito que seja apenas uma questão de ignorância, mas de meta, onde se quer chegar.

“Nós ficaríamos ofendidos se nos chamasse de nazista, neofascista, de terrorista. Mas, de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes. E, muitas vezes, nós sabemos que merecemos isso”. Disse Lula, no Foro de São Paulo.

Lula aproveitou para elogiar o ditador venezuelano Hugo Chávez, a quem diz ter uma admiração. “Fazia críticas pessoalmente e elogiava em público”. Provavelmente deve estar orgulhoso com o feito da ditadura socialista na Venezuela.

Porém a declaração que mais me assusta é essa, quando ele diz exatamente qual o propósito do Foro de São Paulo:

“Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo. Ou seja, enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”.

O que mais é preciso fazer para as pessoas de caráter entenderem o que existe por detrás do projeto de poder do PT? Desde 2013 conheci a face obscura do PT, o Foro de São Paulo, sua ideologia marxista nefasta, o flerte com o totalitarismo, a falta de respeito com as bases da sociedade, a família, a propriedade privada e a religião. E todos diziam: “é apenas mais uma teoria da conspiação”.

E agora que a conspiração se mostrou uma triste realidade, o que fazer?

Ravele Félix, estudante de Bacharelado em Ciência Política e Bacharelado em Relações Internacionais pela Uninter. Administradora do perfil Conservadorismo em Foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *