Presidente Jair Bolsonaro oficializa Carlos Horbach como ministro do TSE

Presidente Jair Bolsonaro oficializa Carlos Horbach como ministro do TSE

Novo integrante da Corte eleitoral substitui Tarcísio Vieira, que não poderia ser reconduzido ao cargo

O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o advogado e professor de Direito Carlos Horbach para a vaga aberta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o fim do mandato do ministro Tarcísio Vieira, que não poderia ser novamente reconduzido ao cargo. A escolha foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (11).

Horbach, que já era ministro substituto no tribunal, assume agora uma cadeira de titular na corte. Nas eleições de 2018, ele chegou a mandar Bolsonaro, ainda candidato, apagar publicações sobre o chamado “kit gay” e vetou uma aparição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha petista.

O TSE é um tribunal híbrido, formado por sete integrantes titulares: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois advogados escolhidos pelo presidente a partir de listas tríplices aprovadas pelos ministros do STF e encaminhadas ao Planalto.

Ministros participam de Sessão Plenária no TSE | Agência Brasil
Carlos Horbach – Agencia Brasil EBC

Defensor do voto impresso, o presidente já entrou em rota de colisão com membros do TSE por questionar o sistema eletrônico de votação no país e levantar teses de fraude eleitoral. O presidente também já declarou que, se não houver voto impresso em 2022, o Brasil pode ter um “problema pior” do que o vivido nos Estados Unidos quando manifestantes invadiram o Capitólio, em 2020.

*Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *