Munícipes desolados e desabrigados em pleno dia de aniversário da cidade.
As fortes chuvas que caem desde a madrugada na região metropolitana do Recife vem causando expectativas na população de Camaragibe. No dia em que a cidade comemora mais um ano de emancipação, a tórrida tempestade que vem alagando as ruas mais baixas da cidade e fragilizando as áreas de encosta, deixam em estado de alerta os moradores, que conhecem de perto os resultados causados pelas tormentas.
Nesta quarta (12), a Apac emitiu um Aviso Meteorológico, indicando uma previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com potencial de ultrapassar os 50 mm, para a Região Metropolitana do Recife.
A previsão foi confirmada e nas últimas 24h, houve um acumulado de 130 mm no Recife, 133 em Jaboatão dos Guararapes, 101,34mm em Paulista, 101,16 em Olinda, e 99,89mm em Igarassu.
De acordo com o boletim pluviométrico diário, Camaragibe atingiu 45,0mm, o que é considerado forte. O pluviômetro é o aparelho utilizado pelos meteorologistas para medir, em milímetros, a altura da lâmina d ‘ água formada pela chuva que caiu numa área de 1m2.
No decorrer do dia, ocorrências de desabamento de barreiras foram registradas nos bairros do Vale das Pedreiras e no bairro do Areeiro, onde várias árvores caíram, quase atingindo uma rua inteira. Nas redes sociais, moradores divulgam imagens assustadoras de ruas alagadas e desastres em toda a cidade.
Logo cedo, a Prefeita, Dra.Nadegi Queiroz, o vice-prefeito Délio Júnior, o Presidente da Câmara Municipal e outras poucas autoridades da cidade, participaram de uma cerimônia de hasteamento da bandeira, em homenagem aos 39 anos de emancipação da cidade.
Até o momento a Prefeitura de Camaragibe não emitiu nota informando a situação dos focos de alagamentos e deslizamentos de barreiras e se existe um planejamento para conter possíveis fatalidades.
Em 2019, sete pessoas morreram vítimas de desabamento de barreiras no bairro dos estados, em Camaragibe.