Na véspera da final do Campeonato Carioca, o Maracanã foi palco de uma revitalização da Calçada da Fama. Grandes astros da história do futebol brasileiros estiveram no estádio para eternizar suas pegadas. Entre os ilustres estava o ex-zagueiro Ricardo Rocha, tetracampeão mundial e comentarista da Record TV na cobertura do Campeonato Carioca.
Ao lado de Juan, que também foi homenageado, o ex-zagueiro agradeceu a membros do Poder Executivo Estadual do RJ pela escolha por seu nome para a homenagem.
“Agradeço mais uma vez ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Leandro Alves, e a todos os responsáveis por esse momento memorável. É uma imensa honra fazer parte da Calçada da Fama do Maracanã” concluiu.
Foram nove anos defendendo a Seleção Brasileira (de 1987 a 1995) e duas Copas disputadas. Em 1990, na Itália, entrou em campo duas vezes. Na vitória por 1 a 0 sobre a Escócia e na derrota para a Argentina, também por 1 a 0, que encerrou a trajetória da Seleção.
Quatro anos mais tarde, veio a glória. Mesmo sofrendo com uma lesão, Ricardo foi mantido no grupo e ajudou a Seleção a ser campeã do mundo nos Estados Unidos.
Mesmo sem ser titular da equipe, é sempre apontado pelos jogadores presentes naquela conquista como um dos maiores líderes do time. Jogou na vitória por 2 a 0 sobre a Rússia, na fase de grupos. Em sua trajetória pela Seleção, foram 43 jogos, 28 vitórias, oito empates e sete derrotas.
Atualmente com 58 anos, Ricardo Rocha tem como principal título de sua carreira a Copa do Mundo de 1994 com a Seleção. Ele também jogou por diversos clubes brasileiros, como o Santa Cruz, São Paulo, Santos, Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo. E foi campeão da Copa do Rei, em 1993, pelo Real Madrid.
Fonte: Blog do Ricardo Antunes