Olinda assina contrato para projeto de requalificação do parque de iluminação

Olinda assina contrato para projeto de requalificação do parque de iluminação

Através de uma PPP todos os pontos de iluminação da cidade serão requalificados

O primeiro passo para a requalificação de todo parque de iluminação de Olinda foi dado na manhã desta terça-feira (25.05) com a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal para iniciar os estudos técnicos que resultarão no projeto no modelo de Parceria Público-Privada. A participação da Marim dos Caetés foi definida após a cidade apresentar todas as qualificações necessárias ao chamamento público entre os 46 municípios inscritos.

Os custos serão disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela Caixa. O plano prevê a substituição de todos os 25 mil pontos de luz por lâmpadas de LED e aplicando sistemas mais modernos. O pacote inclui, ainda, reforço no sistema de manutenção em todos os bairros, proporcionando também uma significativa redução nas despesas com energia elétrica.

“É uma alegria muito grande participar desse momento e um orgulho para todos nós, de Olinda. Esse projeto vai trazer um ganho enorme para nossa cidade, pois a iluminação pública também traz melhorias para o turismo, a segurança e valoriza a cidade, que há muito tempo estava aguardando por este momento”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Fotos: Sandro Barros/ Secom Olinda.

O vice-prefeito, Márcio Botelho, ressaltou o trabalho feito por todas as secretarias envolvidas no processo para que Olinda fosse contemplada – as pastas ligadas a obras, infraestrutura e área econômica. “Cumprimos todas as diretrizes para essa obra tão importante. As equipes das secretarias se envolveram com toda dedicação para conseguirmos”.

O secretário de Gestão Urbana de Olinda, Marconi Madruga, explicou que neste primeiro momento, a Caixa dará assessoria técnica para a cidade num levantamento de informações para elaboração do projeto. Com esse trabalho concluído passa-se para a segunda etapa, que é a licitação que vai definir a empresa que executará os serviços e todos os prazos. “É uma obra de suma importância para a cidade e a equipe está empenhada neste empreendimento”, pontuou.

De Brasília, os representantes da Caixa Econômica participaram do evento de maneira virtual e o diretor do Programa da Secretaria de Fomento e Apoio aos Entes Federativos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), Manoel Machado Filho, parabenizou a cidade pela conquista. “Parabéns ao prefeito e à equipe por aceitarem o desafio e se qualificarem para receber esse apoio. Podem contar com todo apoio da assessoria técnica da Caixa para darmos mais qualidade de vida à sociedade”.

Além do trabalho técnico, a Caixa também será parceira de Olinda para garantir a transparência do projeto atuando com informações junto aos órgãos de controle – Ministério Público e Tribunais de Contas. A Câmara de Vereadores e a sociedade civil também estarão envolvidas através de reuniões e audiências públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *