Acompanhando as tendências, a Câmara de Deputados e o Laboratório Hacker vão debater sexta-feira (28), às 15 horas, o uso do TikTok e ClubHouse para divulgação de serviços públicos.
A transmissão vai ser pelo canal do LABHacker no YouTube e para participar não precisa fazer inscrição, é só acessar o canal e caso queira enviar dúvidas ou comentários pelo chat. As participações serão lidas durante o bate-papo, aumentando a interação e enriquecendo o tema.
Nesta edição vão participar Eduardo Pugnali, secretário de Comunicação do Governo de São Paulo que administra contas no TikTok, com mais de 43 mil seguidores, e no ClubHouse; e André Tamura, co-fundador da Rede WeGov, startup focada em estimular ações inovadoras no setor público. Maíra Brito, da Coordenação de Participação Popular da Câmara dos Deputados, fecha o time dos desbravadores e vai contar os desafios de administrar a conta institucional no TikTok desde janeiro deste ano.
Os convidados vão falar sobre as novas experiências para adaptação a essas redes, que estão se tornando uma febre entre os brasileiros, e o motivo que levou os órgãos públicos a decidirem entrar nesses aplicativos, entre outras curiosidades.
Campeão de downloads
Conhecido pelo alto poder de viralização, o TikTok, com seus vídeos curtos que exploram a criatividade, desde o início chamou a atenção de influencers e jovens, focados em conquistar, com rapidez, um número expressivo de seguidores. Isso porque o algoritmo da rede é menos excludente do que o do Facebook e do Instagram, por exemplo, distribuindo o conteúdo para mais pessoas. Desta forma, um dos pontos mais fortes do app é a sua cultura pensada para um usuário ajudar o outro e todos viralizarem e serem populares.
Em abril, o Tik Tok foi o aplicativo mais baixado tanto no Google Play como na App Store. No mesmo período, o Facebook, uma das redes preferidas dos brasileiros, ficou apenas em quarto lugar, com uma queda de 30% em downloads nos últimos 12 meses. Especialistas levantam a hipótese de uma inversão na preferência entre as redes aqui no país.
Volta do áudio
O ClubHouse, rede social para bate-papos temáticos e streaming de podcasts, foi lançado em abril de 2020 para IOS e agora em 18 de maio para Android e já alcançou mais de 11 milhões de downloads. Mesmo com uma dificuldade inicial para os interessados: a estratégia de indicação de um amigo para poder entrar na plataforma, como o Facebook fez no seu lançamento. Rede social que marca uma tendência para valorização do áudio, o ClubHouse chama a atenção por ser possível participar de uma sala temática com formadores de opinião como o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg; o CEO da Tesla, Elon Musk; a apresentadora Oprah Winfrey; o ator e investidor Ashton Kutcher; e os cantores Drake e Anitta, por exemplo.
De dezembro para cá, os principais concorrentes começaram a trabalhar suas próprias versões voltadas para chat de áudio, indicando uma tendência. O pioneiro foi o Twitter e o seu recurso chamado Spaces, seguido pelo Facebook e o Instagram. Além dos aplicativos Discord, Reddit, Telegram, Slack e Spotify, todos com esse enfoque.
Custo x benefício
Até o momento, poucos órgãos públicos entraram nas duas novas plataformas. Qual é o custo x benefício para desbravarem essas redes agora? Que tipo de divulgação vale a pena e quais são as vantagens e dificuldades nessas duas redes? Essas são algumas das dúvidas que serão colocadas para os convidados nessa troca de experiências.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados