São Lourenço é da Mata, mas quem mata mesmo é Camaragibe.

São Lourenço é da Mata, mas quem mata mesmo é Camaragibe.

Camaragibe tem 400% de casos de morte por covid-19 a mais que a cidade de São Lourenço da Mata.

Maio se tornou o terceiro mês mais letal desde o início da pandemia no Brasil, em março de 2020. Foram registradas 59.010 mortes pelo novo coronavírus neste mês e os meses de março e abril foram ainda mais letais, com 66.673 e 82.266 óbitos, respectivamente. E apesar de ser o terceiro mês mais letal, houve uma queda de 28% no número de mortes em relação ao mês anterior.

Sabemos que não está sendo fácil para ninguém, ao passo que o Governo Federal vem buscando soluções para conter a pandemia, não podemos deixar de fora a responsabilidade dos Estados e Municípios. 

Enquanto há muita gente empenhada em proteger a população, há também os que usam a Pandemia para fazer palanque político, e esse tipo de atitude só vem prejudicando o povo.

O Portal Cidade Livre foi buscar comparativos mais recentes e usou como exemplo duas cidades vizinhas da Região Metropolitana do Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata tem aspectos iguais ao que se refere a Urbe, ou seja, atribuída ao conjunto de pessoas que habitam uma área delimitada, com casas e atividades financeiras, comerciais, culturais, administrativas parecidas.

Com todas essas semelhanças, o portal foi fazer comparativos entre os dois municípios em relação ao Covid-19, buscando entender porque cidades vizinhas, da mesma região são tão diferentes no quesito administração pública.

Usamos como ferramenta, o site Auditasus para chegarmos aos números e o que podemos observar é uma absurda diferença, confira:

Em Camaragibe houve uma explosão de casos de covid-19 nas duas últimas semanas, senão vejamos:

Dados do Auditasus Camaragibe

DATAÓBITOSCASOS
28/22393278
28/32633856
25/42974332
09/053164466
09/053234583
16/53364687
23/53445398
30/53525966
Fonte: Auditasus

Perceba, 1279 casos desde 16/5, e é importante observar que  os óbitos destes casos ainda não começaram a acontecer. A semana móvel nos últimos meses de 2020 era da ordem de 50/60 casos por semana. A média das duas últimas semanas foi de 640 casos por semana.

Vejamos os dados de São Lourenço da Mata:

Dados do Auditasus São Lourenço da Mata

DATAÓBITOSCASOS
28/21552204
28/31662625
25/41823115
2/51893207
9/51923308
16/51983445
23/52063592
30/5213737
Fonte: auditasus

Os números são expressivos e não mentem. Nas duas últimas semanas a Cidade de São Lourenço teve 292 casos, ao contrário de Camaragibe que teve 1.279 casos. número quatro vezes maior. Essa diferença poderia ser justificada pelo tamanho da população de cada cidade, pois hoje conforme dados do IBGE, São Lourenço da Mata tem 114,097 mil habitantes enquanto Camaragibe tem 158,899, mas, ainda assim, não justifica a diferença de 400% entre as cidades.

Acredito que lendo esse artigo, você  esteja fazendo a pergunta “O que está acontecendo?”

Observando as duas cidades sobre uma ótica política, a gestão pública de ambas é incomparável. Enquanto o recente Prefeito Vinícius Labanca (PSB), eleito em 2020 encontrou a prefeitura desmontada, cheia de dívidas e com problemas sérios no setor da saúde, o jovem prefeito não desanimou e buscou correr em busca de solução. Sem parar um único dia desde que assumiu, Vinicius recuperou hospitais, distribuiu mais de 20 mil toneladas de alimentos, resolveu problemas salariais de funcionários da saúde, valorizou categorias, criou um centro do covid-19 na intenção de trazer segurança ao povo e em menos de 6 meses o prefeito levou para a sua cidade empreendimentos de grande porte que irão gerar emprego e renda. Incansavelmente, o jovem prefeito vem mostrando a que veio e cumprindo as promessas de campanha,

Inauguração da Maternidade no ultimo dia 30/05

Ao contrário da Prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi (Republicanos) que teve larga vantagem ao assumir a prefeitura da cidade em junho de 2019. Com tempo de sobra para resolver os problemas deixados pelo ex-prefeito, a gestora preferiu usar a máquina desmantelada em busca de se reeleger e sempre que questionada, ela não perdia tempo em dizer que não estava fazendo mais pela cidade por falta de recursos, quando na verdade nunca faltou recursos na cidade, pois Camaragibe tem uma arrecadação invejável, ou seja, só nos  últimos 12 meses mais R$ 300 milhões. e o uso das verbas de forma indiscriminada é o maior problema desde então. 

Ao contrário do prefeito de São Lourenço, a prefeita Nadegi fez da prefeitura cabide de empregos, montou seu secretariado priorizando políticas partidárias para as eleições de 2020 e usou como desculpa os problemas da pandemia. Problemas estes que poderiam ser solucionados com os recursos enviados pelo Governo Federal. A prefeita tinha os limões e preferiu não fazer uma limonada, dando água de garapa para o povo. Gastou os recursos com medidas paliativas e hoje o que percebe-se é a população em sua maioria arrependida de ter votado na gestão que prometeu que cuidaria da cidade e não cuida.

Os desmantelos dessa gestão não param por aí, ao renovar o seu mandato, a mesma continua usando o tempo o os recursos do município em uma nova campanha, agora para 2022 pondo o seu filho, Secretário de Governo João Vitor (Republicanos) como candidato ao legislativo, com isso levando a cidade em uma aventura política onde sabemos que não vai dar em nada para eles, ou seja, para os bolsos deles, enquanto para os cofres públicos a devastação já pode até ser vista conforme dados do Portal da Transparência de Camaragibe onde demonstra que a gestão continua investindo recursos em folha de pagamento, pois só neste 1º quadrimestre esse gasto chegou perto da marca de R$ 59 milhões, pois é, a Lei de Responsabilidade fiscal é clara quanto a isso, no sentido de não poder exceder o limite de 54%. No entanto, a Dra. Nadegi excedeu a folha de pagamento em mais de 60% que em valores, podemos dizer que hoje a prefeita paga em excesso mais de 22 milhões, contrariando todas as orientações do Tribunal de Contas e as Leis de Responsabilidade Fiscal. 

Prefeita com os mesmos aliados políticos do prefeito de São Lourenço

Com esse resumo, você consegue perceber o porquê é tão gritante a diferença entre a gestão de Vinicius Labanca e a da Dra Nadegi. ou seja, a doutora se preocupa em investir em cargos comissionados, fazendo como sempre fez, uma política ultrapassada, baseada no coronelismo e empenhada somente em beneficiar os seus planos políticos, esquecendo que ela foi eleita para administrar projetos pró cidade e povo. 

Texto Portal Cidade Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *