Além do Recife, conforme orientação do Ministério da Saúde, imunizante será distribuído também para Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada.
O governador Paulo Câmara informou, em pronunciamento nesta quinta-feira (10.06), que as vacinas da Janssen – que, segundo o Ministério da Saúde, chegarão ao Brasil na próxima semana – também serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão do Estado. De acordo com o governador, além do Recife, os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população.
Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde era de limitar a distribuição às capitais brasileiras. No entanto, segundo o governador, além de apresentarem altos níveis de contaminação, essas regiões são importantes polos econômicos. “Esses municípios são grandes centros comerciais e de serviços do interior do Estado. Com mais gente imunizada em menos tempo, poderemos ajudar a conter a aceleração da doença no Agreste e no Sertão”, disse.
Paulo Câmara acrescentou que, por serem de grande porte, essas cidades têm plenas condições de manejar as vacinas dentro do prazo de validade curto necessário à sua aplicação. Ele aproveitou para agradecer a compreensão das demais prefeituras, e reafirmar o significado desse passo, que considera decisivo para a superação da pandemia em Pernambuco.
Gravatá ficou de fora
Mesmo sendo a cidade do agreste mais próxima da Região Metropolitana do Recife, Gravatá ficou de fora da lista de contemplados para receber a vacina da Janssen. Populares da cidade questionam a decisão do governador.
Gravata além de ter o dobro de habitantes de Afogados da Ingazeira, também é o roteiro mais procurado por turistas nessa época de festejos juninos, mesmo em épocas de pandemia. A vacina da Janssen era bastante esperada desde a última visita dos Ministros do Turismo e Saúde na região. Na ocasião, o Diretor da Rádio Gravatá FM, João Machado aproveitou a visita e fez o pedido pessoalmente, explicando a gravosa situação da cidade. Os ministros aceitaram o apelo, porém o Governador não se sabe ainda o porquê, retirou a cidade do circuito da entrega.
A iniciativa contemplará as sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) das Macrorregiões 2 e 3. Da Macrorregião 2 fazem parte as Geres IV e V, que têm como cidades pólo Caruaru e Garanhuns, respectivamente. Já na Macrorregião 3 estão as Geres VI, X e XI, que contam com os municípios de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como cidades centrais.
Link para o pronunciamento: https://we.tl/t-vYBaIxzqiU
Imagens: Américo Santos/SEI