Reunião com delegados da ação e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública avaliou melhorias na ação conjunta
Proteger a pessoa idosa de crimes e da violência. Essa é a intenção da Operação Vetus, uma ação conjunta entre o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em reunião nesta terça-feira (9) com delegados e representantes da área, a titular do MMFDH, Damares Alves, analisou melhorias para novas ações.
“O maior objetivo é a mudança de cultura no Brasil com relação à importância de se fazer as denúncias e à proteção da população idosa. Há apenas dois anos existe realmente uma política pública voltada para esse cuidado”, avaliou a ministra.
Os ministérios pretendem atuar em quatro frentes de ação: a adequação da legislação de proteção ao idoso, a ampliação de recursos materiais e logísticos, o foco nas capacitações de agentes e atendentes de denúncias, além de reforçar as boas práticas da polícia judiciária.
O secretário de operações integradas do MJSP, Jeferson Lisboa, reforçou a sinergia entre os ministérios com a Operação Vetus. “A integração dos trabalhos e a perspectiva de uma análise mais rápida e precisa das denúncias torna o combate aos crimes contra o idoso mais eficiente e salva vidas”, pontuou.
Operação Vetus
Uma parceria entre o MMFDH para o MJSP, a Operação Vetus utilizou as denúncias do Disque 100 para traçar estratégias de atuação. O trabalho foi deflagrado em 4 de dezembro de 2020 como a maior e mais complexa operação na história da segurança pública no país. Cerca de 10 mil policiais civis das 27 unidades da federação atenderam a 13,9 mil idosos vítimas de violência. Ao todo, 569 pessoas foram presas, 14.907 visitas foram realizadas, 3.703 inquéritos instaurados, 2.801 termos circunstanciados e 874 medidas protetivas cumpridas.
De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o Brasil registrou só no primeiro semestre de 2021 mais de 33,6 mil casos de violações contra pessoas idosas. A violência contra idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.
Para dúvidas e mais informações:
ouvidoria@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH