Governo brasileiro declara a apoio a candidatura de Sergio Díaz-Granados ao cargo de presidente executivo do CAF
O governo brasileiro declara seu apoio ao colombiano Sergio Díaz-Granados, candidato a presidente executivo do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), em eleição a ser realizada por sua Diretoria Executiva no dia 5 de julho, na Cidade do México.
Díaz-Granados possui longa experiência em áreas de desenvolvimento econômico, assim como as credenciais necessárias para a boa condução da CAF nos próximos anos. O candidato foi ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, de 2010 a 2013, e vice-ministro do Desenvolvimento Empresarial, de 2006 a 2008, e vem atuando como diretor executivo pela Colômbia no Banco Interamericano de Desenvolvimento desde 2015.
Díaz-Granados tem um longo histórico de colaboração com os interesses do Brasil, além de compartilhar um leque de valores e iniciativas que o Brasil deseja promover na CAF, com o objetivo de consolidar sua atuação como instituição latino-americana e de ampliar seu papel no financiamento ao desenvolvimento da região.
Entre as linhas de ação propostas pelo Brasil, e plenamente apoiadas por Díaz-Granados, destacam-se o fortalecimento substancial das operações com o setor privado; o aperfeiçoamento e a modernização do sistema de governança da entidade; e uma série de ações com a intenção de conduzir a CAF a uma maior transparência em suas operações e em suas relações com acionistas e entidades em geral.