Olinda alerta para construções e reformas irregulares em morros

Olinda alerta para construções e reformas irregulares em morros

O primeiro passo é ter um projeto assinado por um profissional de engenharia que se responsabilize tecnicamente pela obra

Quem está pensando em fazer alguma construção ou reforma no seu imóvel em Olinda precisa tomar algumas providências para não arcar com prejuízos posteriormente. Qualquer intervenção a ser feita precisa ser comunicada à Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano antes de ser iniciada para que o município tenha ciência de quais modificações estão sendo feitas e, principalmente, se elas atendem às normas técnicas.

O primeiro passo é ter um projeto assinado por um profissional de engenharia que se responsabilize tecnicamente pela obra para dar entrada no Controle Urbano e conseguir a posterior aprovação. “Mas isso raramente é feito. A pessoa normalmente confia no mestre de obras que está fazendo sem qualquer cálculo ou estudo”, conta o secretário executivo de Defesa Civil de Olinda, Manoel Cunha. O resultado, além de prejuízos materiais, pode ser a interdição da obra.

Quando a construção é feita em áreas de risco, o cuidado tem que ser redobrado. A Defesa Civil também deve ser acionada, pois esses locais precisam de intervenções específicas, como, por exemplo, um estudo de solo ou corte de barreira. “É preciso um estudo estrutural para toda a obra. Se for feita de todo jeito pode ter problema”, diz Cunha. Um exemplo é o corte de barreira sem orientação técnica, que pode deixar um terreno, antes seguro, sob risco de deslizamento.

A Defesa Civil de Olinda tem feito fiscalizações diárias nas áreas de risco, com colocação de lonas plásticas, trabalhos de contenção e orientação à população para tomar os devidos cuidados no período de maior incidência de chuva. A pasta também orienta que outras ações mais simples são essenciais, como não descartar o lixo irregularmente, pois além de obstruir as canaletas que direcionam as águas para o lugar correto, também podem arrastar o solo durante as precipitações por ficar muito pesado com a água.

Telefone da Defesa Civil de Olinda: 0800 281 2112

Telefone da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano: 3429.3588

Foto: Defesa Civil de Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *