Medida beneficiará cerca de 800 propriedades do sistema Reservatório Barra do Juá-Riacho do Navio
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou a água do Reservatório Muquém para a Barragem do Juá, ambas no município de Floresta, em Pernambuco. As águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco beneficiarão cerca de 800 propriedades do sistema Reservatório Barra do Juá-Riacho do Navio.
“As águas liberadas pela barragem serão utilizadas no uso difuso e irrigação, contribuindo para a geração de renda e emprego na bacia hidrográfica beneficiada”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica substituto, Francisco Igor Aires Nunes.
A liberação das águas ocorrerá de forma gradual – até 3m³/s – por período aproximado de 90 dias, para minimizar as perdas em trânsito. A manobra permitirá, ainda, que o Riacho do Navio, marcado há anos pela seca, volte a escoar água.
Essa é mais uma etapa concluída do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que se encontra com mais de 97% de avanço operacional nos eixos Norte e Leste.
No Eixo Leste, mais de 57 municípios – 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba – já recebem as águas do Rio São Francisco desde 2017. O funcionamento, mesmo em pré-operação, evitou que a cidade paraibana de Campina Grande entrasse em colapso hídrico à época em função da maior seca já registrada nos últimos 100 anos.
A água do ‘Velho Chico’ tem percorrido os 217 quilômetros dos canais e demais estruturas de engenharia, que a conduzem desde Floresta (PE) até o leito do Rio Paraíba, em Monteiro (PB). O trecho é composto por seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional