A iniciativa se deve à dificuldade de implementação do ensino remoto e às dificuldades enfrentadas por profissionais da educação, pelos pais e estudantes no desempenho escolar
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que institui a Política de Inovação Educação Conectada (Piec), a fim de difundir a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.
A Política de Inovação Educação Conectada pretende estimular o uso das ferramentas tecnológicas, definir os princípios, assegurar as ações voltadas à inclusão da inovação na prática pedagógica das escolas, capacitar os professores e demais profissionais envolvidos, bem como fomentar a produção de materiais escolares digitais gratuitos.
A iniciativa se deve à dificuldade de implementação do ensino remoto e às dificuldades enfrentadas por profissionais da educação, pelos pais e estudantes no desempenho escolar, em especial durante o período de calamidade pública.
A sanção presidencial possibilita o fortalecimento das políticas já desenvolvidas pelo Governo Federal visando a disseminar o acesso à internet e promover o uso de tecnologias digitais nas escolas públicas de Educação Básica.
A instituição da Política por lei permitirá um melhor planejamento a médio e longo prazos das redes de Educação Básica e dos órgãos do Governo Federal.
Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República