Essa semana, foi aprovado junto com a LDO, um fundo eleitoral para 2022.
E o que os idealistas mais fervorosos esperavam era a consciência de nossos políticos em abrirem mão dessa verba em tempos de pós Pandemia, que é o que se projeta para o próximo ano.
Entretanto, o que realmente aconteceu foi que nem os eleitores mais pessimistas poderiam prever, um aumento quase triplo naquilo que nem deveria existir em tempos de crise. Não! não estou parafraseando a “ex presidAnta” Dilma, o fundo eleitoral que nem deveria existir, era cerca de 2 bilhões em 2020 e passou para cerca de 6 bilhões. Em meio a CPI do circo, e debates acalorados sobre “suposto” maior caso de corrupção da história, no qual não teve um centavo de dinheiro envolvido, reformas administrativa e tributárias, e do mês comumente de recesso parlamentar,cenário perfeito para uma cortina de fumaça, passou-se um jabuti dentro da LDO, e claro, acharam que ninguém notaria.
Pois é, jogaram no ventilador e o povo não concordou. Será que é isso que os políticos que foram a favor dessa aberração tem para oferecer ao seu eleitor e à nação brasileira? Vamos comer santinhos, praguinhas, bandeiras, viajem dos candidatos, sem falar de outras coisas a mais? Com essa política irresponsável do fecha tudo, muitos não tem nem o que comer e estão vivendo de cestas básicas e alguns políticos dizem que precisamos de 6 Bilhões para garantir a democracia, mesmo sabendo que isso é uma falácia, já que boa parte desse dinheiro não chega para os candidatos de primeiro mandato? E Mesmo com toda a desaprovação em relação a esse escárnio com o dinheiro do pagador de impostos, o senado decidiu ser cúmplice e apoiar esse valor do fundo eleitoral 2022, mas nem tudo está perdido, nossa esperança é saber que o presidente Bolsonaro sinalizou que vai vetar, ele vetando, as casas poderão derrubar ou não esse veto, e aqueles que disseram ter votado só a favor da LDO terão a oportunidade de mostrar o que realmente pensam.
Se o veto for derrubado, as máscaras cairão e aqueles que decidiram por conta própria que precisamos de 6 bilhões para garantir democracia deverão conhecer o peso dela.