Deputado estava filiado havia um mês e era pré-candidato ao governo de SP
O Podemos anunciou por meio de nota, nesta terça-feira (8), a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val. O parlamentar, que era pré-candidato ao governo de São Paulo, foi expulso após o vazamento de áudios em que afirma que as refugiada ucranianas “são fáceis porque são pobres”.
– No dia da mulher (08 de março), Podemos recebe e acata a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias – diz texto.
O citado processo disciplinar contra Do Val foi instaurado nesta segunda-feira (7). Além da desfiliação, o deputado também enfrenta pressão na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao menos 37 deputados assinaram representações no Conselho de Ética da Casa pedindo a cassação de seu mandato.
Duas organizações também pediram a cassação de Arthur do Val: o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral e a Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. Em nota, Arthur do Val afirmou que lutará “contra a injustiça”, se referindo à iniciativa de parlamentares que pedem a cassação do seu mandato.
– Dei uma declaração lamentável, admito e peço desculpas por isso; além de tudo, perdi minha noiva e prejudiquei meus amigos. Isso tudo é sinal dos tempos: ladrões ficam impunes, gente honesta perde o mandato. Lutarei até o fim contra esta injustiça – escreveu.
A decisão foi tomada após um processo disciplinar anunciado logo após a divulgação dos áudios. Em nota assinada pela deputada federal e presidente nacional da sigla, Renata Abreu, o Podemos classificou as declarações do político como “gravíssimas e inaceitáv
Repost Pleno News