Publicação que contou com a participação de representantes do TSE visa o enfrentamento dos abusos contra a mulher no ambiente político, principalmente no meio virtual
Na tarde desta terça-feira (12), representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da bancada feminina do Congresso Nacional, da empresa Meta e da organização Women’s Democracy Network (WDN) lançaram oficialmente, em Brasília, o guia Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta que traz recomendações e auxilia no enfrentamento desse tema.
Durante a cerimônia, realizada na Câmara dos Deputados, juristas, parlamentares e pesquisadoras, que ajudaram a construir a publicação, destacaram a importância do guia para ampliar a presença de mulheres na política e nos demais setores da sociedade brasileira.
Para a juíza ouvidora do TSE, Larissa Nascimento, uma proporção significativa de mulheres que atuam na política são alvos de violência, inclusive no mundo digital. Para ela, a publicação vai auxiliar a combater ataques a essas representantes femininas e ajudar a encorajar a participação delas na política.
“Fica muito claro que o tema estará em destaque no ano de 2022. Só se alcança mudança de comportamento nesse meio político com consciência e informação. Portanto, esse material é muito importante para que candidatas e candidatos se informem sobre como combater essa forma de violência, principalmente no meio virtual”, afirmou.
A coordenadora-geral da bancada feminina na Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF), lembrou que a iniciativa para a formulação do Guia teve participação efetiva do TSE. Ela afirmou que a Corte Eleitoral vem atuando de forma efetiva juntamente com várias outras entidades na promoção de ações que visam o combate à violência de gênero, além de fortalecer e encorajar pautas que incluam ainda mais mulheres no cenário político.
Sobre o Guia
A chefe de Políticas Públicas da Meta no Brasil, Kaliana Kalache, ressaltou que as diretrizes para a elaboração do material foram desenvolvidas a partir de avaliações da comunidade que usa as plataformas da empresa e da orientação de especialistas em diversas áreas como tecnologia, segurança pública, igualdade de gênero e direitos humanos, evidenciando o que é permitido ou não nessas redes. As orientações e o conjunto de políticas comunitárias sobre o tema estarão disponíveis por meio do Facebook, Instagram e Whatsapp.
O documento explica os processos de identificação de comportamentos violadores com o uso de tecnologias como inteligência artificial e criptografia, além da atuação de equipes de segurança e integridade que trabalham para remover e reduzir o conteúdo nocivo das plataformas.
Por meio do guia, é possível se informar sobre as ferramentas disponíveis e dicas de uso seguro em cada uma das redes sociais e aplicativos de mensagem, para ajudar as pessoas a terem uma experiência positiva. O documento apresenta, por exemplo, o passo a passo de como fazer denúncias nas plataformas. Também traz ideias de como promover mudanças com o intuito de erradicar a violência política contra as mulheres.
Acesse para conhecer o Guia Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta.