Sistema de Garantia de Direitos na proteção de crianças indígenas será aperfeiçoado

Sistema de Garantia de Direitos na proteção de crianças indígenas será aperfeiçoado

Consultorias de pessoas jurídicas podem se inscrever até o dia 30 de julho

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou o edital 2975/2021 para realização de diagnóstico sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) na proteção e promoção de direitos das crianças indígenas. O processo seletivo da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (SNDCA) possui parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As inscrições podem ser realizadas por consultorias de pessoas jurídicas até 30 de julho.

Confira o edital 2975/2021.

A análise possibilitará a elaboração e aperfeiçoamento de diretrizes, parâmetros e fluxos de atendimento relacionados às crianças e adolescentes indígenas em situação de vulnerabilidade. Também serão avaliadas as ações de prevenção contra a violência e o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nessas comunidades.

Como resultado do estudo, o ministério espera ampliar as possibilidades de atuação da rede de proteção para que o afastamento da criança de sua família de origem ocorra apenas quando for imprescindível. Mesmo nesses casos, é priorizada a colocação em família, preferencialmente na mesma comunidade ou junto a membros da mesma etnia.

Diversidade indígena

A população indígena no Brasil atualmente alcança cerca de 1 milhão de habitantes, segundo dados do Censo IBGE 2010. Esses grupos apresentam uma enorme diversidade étnica e linguística. Em 2010, foram recenseados 305 distintos povos indígenas, falantes de 274 línguas diferentes.

Além disso, as crianças, adolescentes e adolescentes indígenas são maioria nas comunidades. O percentual em relação ao total é de 45%, chegando a ser de 55% entre aqueles que residem nas terras indígenas. No restante da população, esse percentual não chega a 33%.

Para dúvidas e mais informações:

gab.sndca@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *