As articulações políticas para a corrida eleitoral do próximo ano não são diferentes no Sertão de Pernambuco. Em São José do Belmonte, localizada a 473 km do Recife, o ex-deputado estadual Rogério Leão tem construído uma oposição ao prefeito Romonilson Mariano.
O atual gestor está em seu segundo mandato no município, o que lhe impede de concorrer à reeleição. O objetivo é fazer seu sucessor. O nome de Vinicius Marques é ventilado ao cargo, enquanto Rogério Leão, já é confirmado como pré-candidato.
No ano passado, durante o segundo turno entre Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD), o prefeito Romonilson Mariano declarou apoio a atual governadora, ao lado do seu vice Antônio de Alberto, e de nove vereadores.
Por outro lado, Rogério Leão, que retirou sua candidatura ao terceiro mandato de deputado estadual, declarou apoio a Marília Arraes no primeiro e segundo turno. O político é primo e compõe o grupo político de Sebastião Oliveira (Avante), ex-deputado federal e que foi vice de Marília na corrida pelo governo.
Na cidade, a ex-deputada federal teve 69,72% no segundo turno, enquanto Raquel Lyra somou apenas 30,28%.
Em 2020, Romonilson Mariano foi reeleito com 80,89% dos votos. O candidato derrotou Zeca, que ficou em segundo lugar com 19,11%.
Quem é o possível sucessor de Romonilson?
O empresário Vinícius Marques é cotado para em 2024 encabeçar a chapa da situação ao lado do atual Prefeito Romonilson Mariano.
O jovem é filho de Zezinho de Zata, vereador por vários mandatos no município. Vinícius tem garimpado sua pré-candidatura através de conversas com lideranças na cidade.
Quem é Rogério Leão?
Reeleito em 2018 com 40.307 votos a deputado estadual, Rogério Leão foi terceiro-secretário da Alepe, membro titular da Comissão de Negócios Municipais e suplente nas Comissões de Justiça e de Finanças.
Filho de Pedro Leão Leal, ex-prefeito de São José do Belmonte por duas vezes, Rogério Leão também foi prefeito da mesma cidade em duas ocasiões, ainda fazendo um sucessor para a administração do município.
Em 2013, assumiu a presidência do Porto do Recife, onde focou sua atuação na ampliação da área alfandegada e investiu na área de armazenagem.
Da redação do Portal Cidade Livre com informações do Portal de Prefeitura