Como parte das ações conjuntas desenvolvidas pelo Governo do Estado, profissionais da segurança pública realizaram visitas a escolas e se fizeram presentes nas unidades educacionais públicas e privadas em todo o Estado
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou nesta quinta-feira (20/04) uma ação integrada com a Secretaria de Educação e Esportes para fortalecer a cultura de paz nas escolas estaduais, municipais e privadas em todas as regiões do Estado. A ação priorizou unidades de ensino com o incremento da Patrulha Escolar e a presença de PMs, atendendo escolas, creches e seus entornos durante todo o dia.
“Estamos mostrando que o Estado está presente, garantindo a paz e a ordem para os estudantes, professores, funcionários, famílias e todos os que fazem parte da comunidade escolar”, ressaltou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha. “É importante afirmar que o policiamento esteve presente também em escolas municipais e particulares, não apenas nas unidades da rede estadual, atuando de forma integrada”, apontou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.
No Recife e na Região Metropolitana, houve visitas de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de integrantes da Corregedoria Geral da SDS, no período da manhã e da tarde. O interior também contou com a atuação dos servidores da segurança pública.
PROPAGUE PAZ – Com o intuito de reafirmar o espaço escolar como território de refúgio contra a violência, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, em parceria com a SDS, promove até o fim do mês de abril a campanha “Propague Paz”, intensificando ações pedagógicas já existentes nas escolas da rede estadual para reforçar a cultura de paz.
Entre as atividades propostas, estão reuniões com os pais e responsáveis; rodas de conversa com os estudantes e professores sobre violência na escola; orientações sobre a importância do combate a fake news; e o uso das redes sociais e produções artísticas que evidenciem como a cultura de paz vem sendo construída, fortalecida e vivenciada na rede estadual de Pernambuco. A SEE já trabalha para tornar esta ação um projeto permanente, a partir do fortalecimento do Núcleo de Cultura de Paz, vinculado à Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da pasta.
DENÚNCIAS PELO 197 – A SEE e a SDS orientam a comunidade a não compartilhar, nas redes sociais, postagens de incentivo à violência nas escolas. As secretarias ressaltam a importância de acionar o telefone 197, da SDS, para formalizar denúncias ao identificar publicações desta natureza.