A conta do “FICA EM CASA” chegou.
A Portaria publicada nesta terça dia 20 pelo poder executivo do Estado de Pernambuco foi fundamentada pela lei Estadual nº 12.523/2003.
O aumento autorizado pela ARPE de 11,90% vai pesar no bolso do pernambucano, requerido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e autorizado pelo Governador Paulo Câmara, foi aplicada a correção para recompor a perda inflacionária correspondente ao período de julho de 2020 a junho de 2021.
O aumento começa a ser cobrado a partir de 19 de agosto de 2021. O último reajuste foi ano passado neste mesmo período com uma tarifação de 2,4%, na época a cobrança foi defendida pelo estado e pela Compesa que na ocasião decidiram adiar o reajuste por conta da pandemia, porém cobrado em janeiro de 2021.
Embora ainda estejamos em meio a pandemia, o reajuste de quase 4 vezes maior que o decidido no ano passado, vai chegar em agosto pesando no bolso do contribuinte, que paga em dobro o valor do consumo por conta da tarifação de esgoto sanitário.
A conta do “fica em casa” chegou, e agora mesmo com toda a crise que o contribuinte vem enfrentando, o Governador que impediu o trabalhador de ir pra rua buscar o seu sustento cobra 4 vezes a mais na conta de fornecimento de água.
E você contribuinte, acha justo esse aumento?