O projeto, que há três anos funcionava de forma presencial, ganhou uma nova cara por meio da tecnologia
Duas professoras da Escola Municipal Isaac Pereira, localizada em Jardim Atlântico, criaram uma biblioteca virtual intitulada “A diversão agora é ler em casa” para dar continuidade do gosto pela leitura, mesmo de forma virtual, buscando aprimorar o conhecimento, o vocabulário e a criatividade dos alunos. A partir da divisão das turmas, as professoras Carla Gomes e Sandra Helena, a cada 15 dias, entram em contato com o grupo de whatsapp dos estudantes fornecido pelas professoras da turma.
O projeto “A diversão Agora é Ler em Casa” começou, de forma remota, em março deste ano, e desde então, cada vez mais, avança para as crianças do ensino infantil ao nível fundamental I. Hoje, a biblioteca virtual tem uma adesão de 20 turmas, mais de 60% de estudantes, assiduamente, recebem uma vez por mês, livros físicos e em PDF, gibis, contação de histórias com fantoches ao vivo ou por vídeos, artes, musicais infantis e muito mais.
As professoras trabalham diversos temas desde valores de respeito, amizades e gentilezas. Natureza, animais e plantas. Família. Escola, etc. Com as atividades remotas, os estudantes começaram a perguntar sobre os livros da sala de leitura.Carla conta que a vontade de aprender dos estudantes era tanta, que eles queriam ir à escola retirar o livro para leitura. “O pouco que oferecemos neste momento é muito para eles. Os títulos ficam no celular ou no computador deles.”
O pequeno Ikaro Mateus da Silva afirmou que aprendeu a escrever uma carta para a leoa e que pediu aos seus amiguinhos para também escreverem. A mãe de Ikaro, Iwa Josélia da Silva, agradece a iniciativa das professoras.
“Elas ajudam nossas crianças e as levam para um mundo da imaginação, onde elas se divertem e aprendem nesta primeira infância. Só a educação pode ajudar as mães neste tempo”. Para a mãe Luciana Ferreira, do estudante Lucas,a aula de biblioteca virtual é um incentivo para adaptação à leitura para seu filho. Tudo se inicia na leitura. Até os desenhos encantam com seus coloridos”.
Neste período de pandemia a Secretaria de Educação de Olinda, através da Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais começou o ano letivo de 2021 com estratégias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno, “quem sou, o que desejo ser”. O ano letivo começou de forma remota com o tema “Olinda, Reconectando Aprendizagens”. Segundo o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, a Rede Municipal utiliza processos unindo o autoconhecimento, planejamento e a prática, onde o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos e consegue definir com melhor clareza suas metas e estratégias para alcançar seus objetivos.
Leitura – Com as pessoas passando mais tempo em casa e as formas de entretenimento diminuindo, a leitura se apresentou como uma boa opção de passatempo, elevando, assim, o consumo dos livros. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, plataformas que reúnem livrarias e sebos viram seu movimento crescer em 50% apenas em abril de 2020. Biblioteca: O número de usuários online cresce 57% durante a pandemia.
A Escola Isaac Pereira é mais um exemplo positivo de reforço o seu compromisso em atuar na capacitação dos nossos estudantes, professores e funcionários para torná-los mais aptos e auto suficientes no processo de busca de informação, ensinando-os como e onde localizar fontes atualizadas e confiáveis”, afirma o Secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva.
O gestor da pasta, relembra que a Secretaria de Educação de Olinda tem desenvolvido ações de estímulo à leitura. Entre os exemplos, estão o trabalho de alfabetização com contadores de histórias e o concurso anual de leitura, o CLEMO, além da participação da rede nas feiras de livros antes da pandemia. E já destaca, que este ano, ao contrário de 2020, a final do CLEMO acontecerá de forma presencial, no próximo dia 31, a partir das 13h30, na Biblioteca Municipal, onde seguirá todos os protocolos de segurança.