CAMARAGIBE: O PRESENTE QUE SUJA O PASSADO

CAMARAGIBE: O PRESENTE QUE SUJA O PASSADO

Especial de Aniversário – 13 matérias sobre Camaragibe

A linda história contada com lamento de um munícipe que crer em dias melhores.

O município surgiu com os antigos engenhos, como o Camaragibe, fundado em 1549 e considerado um dos mais prósperos da região. Entre 1891 e 1895 foi implantada uma fábrica de tecidos pelo engenheiro Carlos de Menezes, e o engenheiro francês Pierre Collier o que modificou a feição do local ainda distrito, com arbusto abundantes da época do descobrimento do Brasil, o seu nome derivou de um rio também chamado Camaragibe.

Fábrica de Tecidos

Retrospectiva

A cidade poderia ser mais velha? Sim! Camaragibe em 1963 foi município e teve por um decreto essa liberdade usurpada. Em 1964 por decisão do Tribunal de Justiça passou a ser parte da Cidade de São Lourenço da Mata. Camaragibe só voltou a ser independente após dezoito anos quando surgiu a luta pela nossa emancipação, onde Camaragibenses foram convocados para um plebiscito e no dia 9 de maio de 1982, dos 13 mil eleitores aptos para votar, 6.677 disseram sim e no dia 13 de maio deste mesmo ano a Lei estadual n° 8951 de autoria do deputado Estadual Maviael Cavalcanti era votada e aprovada e após sancionada pelo Governador em exercício Marcos Maciel. 

Foto da entrada principal do Engenho Camaragibe 1885

Iniciação Política da cidade

E para deixar nossos leitores atualizados, vamos ao inicio da história política. Naquele mesmo ano o povo escolheu seu primeiro prefeito e mais nove vereadores e Como toda cidade recém criada, Camaragibe começou a ter vida própria bancos, cartório, comércios, ou seja, a cidade começou a evoluir, no entanto os gestores municipais não conseguiram acompanhar a evolução política administrativa, e aos trancos e barrancos ainda fomos premiados em saúde e educação. Mas infelizmente os dias de glórias não se perpetuaram e começaram a aparecer aproveitadores de votos fazendo promessas que nunca foram cumpridas e a nossa terra de Camarás tornou-se refém desses aproveitadores. Entre mandos e desmandos, a cidade nunca mais teve dias de glórias e sim dias de luto. Com prefeitos tendo as suas contas condenadas, perdendo os seus direitos políticos e até sendo preso, são essas meus caros leitores a nossa realidade.

Hoje após 39 anos de emancipação política Camaragibe está na UTI, não temos água, calçamentos dignos, a mobilidade deixa muito a desejar, e o comércio ofegante com a pandemia que nos sufoca, sem contar com os representantes do poder legislativo que precisam ser mais atuantes,

Esta é a realidade de uma cidade chamada CAMARAGIBE, mesmo assim eu desejo votos de parabéns e que em breve nós possamos nos orgulha de sermos moradores dessa cidade

Por Rivaldo Borba historiador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *