Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial chega aos municípios do Amapá

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial chega aos municípios do Amapá

Representantes do órgão estiveram no estado para divulgar a iniciativa. As 16 cidades amapaenses assinaram protocolo de intenções para adesão ao sistema

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) segue em expansão. Na última semana, os 16 municípios do Amapá assinaram protocolo de intenções para adesão à ferramenta. A ação foi em decorrência da mobilização feita por representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) durante agenda no estado.

O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, e o coordenador-geral de Gestão do Sinapir, Helbert Pitorra, se reuniram com os prefeitos amapaenses durante os dias 19 e 21 de maio. Os encontros são parte da Campanha Nacional de Adesão e Fortalecimento do Sinapir. Lançada no mês de abril deste ano, a iniciativa tem o objetivo de estimular estados e municípios a aderirem à plataforma.

“O objetivo maior do nosso trabalho de fortalecimento e expansão do Sinapir é atingir positivamente as populações tradicionais que estão historicamente inviabilizadas”, explicou o secretário Paulo Roberto.

O coordenador-geral de Gestão do Sinapir afirmou que o número de adesões no Amapá simboliza um fato histórico para a pauta dos direitos humanos. “Nossa expectativa é a melhor possível de termos o Amapá com 100% dos municípios no Sinapir”, destacou Pitorra.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. Atualmente, já formalizaram a adesão 22 estados, o Distrito Federal e 93 municípios.

Os estados e municípios que integram o Sistema têm acesso a benefícios como cursos de de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial, bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR e apoio para a instituição de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs).

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *