Concurso enaltece os 75 anos de história da troça
Uma das mais tradicionais troças carnavalescas de Olinda, a Pitombeira dos Quatro Cantos, completou 75 anos de história na última quinta-feira(17) e estudantes da rede municipal de ensino participaram de um concurso de redação para enaltecer a trajetória e a importância do bloco. A premiação aconteceu na sede da troça.
Cauã Eduardo Santos, aluno do 8º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Monte Castelo (Rio Doce) foi o primeiro colocado. Em segundo lugar ficou Raphaela Beatriz Medeiros Vieira e o terceiro coube a Francielly Vitória Oliveira do Nascimento, ambas do 8º ano da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus (Amaro Branco);
O primeiro colocado ganhou um tablet, o segundo um smartphone e o terceiro uma bicicleta. Além disso, todos também receberam, certificados, medalhas e um Kit da Pitombeira, com camisa e caneca da agremiação. Participaram do concurso 12 escolas, professores, gestores e estudantes dos anos finais.
Pitombeira dos Quatro Cantos
A Pitombeira, como o nome sugere, nasceu de uma brincadeira – algo mais que óbvio no Carnaval – de um grupo de amigos, que moravam entre a Rua do Amparo e a localidade Quatro Cantos.
Eles saíram às ruas segurando galhos de pitombeira, árvore que tem a pitomba como fruto. A moda pegou e o gesto passou a ser repetido ano após ano.
Em 1950, pela primeira vez, o grupo saiu fantasiado (de palhaços). O estandarte surgiu em 1953, trazendo no centro, uma imagem da Rua Prudente de Morais ladeada por dois cachos de pitombas.