MPF obtém decisão que viabiliza parque urbano em área de residencial que tinha risco de desabamento

MPF obtém decisão que viabiliza parque urbano em área de residencial que tinha risco de desabamento

Terreno do Conjunto Muribeca será doado pela CEF ao Município de Jaboatão dos Guararapes

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) conseguiu decisão da Justiça Federal que determinou a doação, pela Caixa Econômica Federal (CEF), ao Município de Jaboatão dos Guararapes do terreno onde se localizava o Conjunto Residencial Muribeca. A intenção é que seja construído no local um parque urbano público, com área de lazer, posto policial e escola, entre outros serviços de interesse da comunidade. O caso é de responsabilidade do procurador da República Alfredo Falcão Jr.

Na decisão, a Justiça determinou a adoção de providências, pelo Primeiro Cartório de Imóveis de Jaboatão, para destinação irrevogável e sem ônus do imóvel ao município, após cumprida a etapa de demolição das edificações. O MPF seguirá acompanhando o cumprimento dessas medidas.

Construído em 1982, o Conjunto Muribeca foi um dos maiores da Região Metropolitana do Recife (RMR). Suas edificações foram feitas em alvenaria autoportante, conhecidas como prédios-caixão, que apresentavam risco à integridade dos moradores diante do perigo de desabamento. Prédios com estrutura similar chegaram a desabar. Desde 2005, com o ajuizamento de ação civil pública pelo MPF e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os prédios-caixão deixaram de ser construídos na RMR.

Indenização – Em 2020, foi firmado acordo coletivo entre mutuários e a CEF para indenização das famílias que tiveram de deixar seus apartamentos, também como decorrência da ação ajuizada por MPF e MPPE. O acordo beneficiou 2.208 famílias que moravam nos 69 blocos, com 32 apartamentos cada. Para o pagamento das indenizações, a CEF destinou valor aproximado de R$ 300 milhões.

Processo nº 0010258-68.2013.4.05.8300 – 5ª Vara da Justiça Federal em PE

 Qualquer cidadão pode acionar o MPF. Para fazer uma representação via internet, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *