A Tal inocência de Lula.

A Tal inocência de Lula.

Aos que dizem que Luiz Inácio Lula da Silva é inocente, mesmo com a denúncia de quase 1,5 bilhões de propinas recebidas pelo PT, 3 mil provas robustas, 18 inquéritos em seu nome, duas condenações em três instâncias diferentes e  diversos empréstimos bilionários cedidos à países de mesma ideologia, um título com duplo sentido vem bem a calhar.

E por que não um toque de ironia? Visto que, o Ex-presidente, Ex-inocente, ex-presidiário,  já se auto intitulou como a alma mais honesta do Brasil.

Em ano de eleição, é sempre bom relembrar a vida pregressa de algumas figuras políticas brasileiras, e não há quem tenha uma trajetória mais importante do que a de Lula para ser lembrada. É aquela coisa, brasileiro tem memória curta, mas como recordar é viver, estamos aqui para ajudar.

E como esquecer o Tripex, Tliprex, Tripé ?

A primeira condenação não se esquece, o famoso triplex do Lula que em juízo ele negou ser dono, mas em vídeo, junto com seus apoiadores, ele disse “meu triplex”(apenas um ato falho), a comprovação não ficou apenas nas palavras, mas em diversas provas apreendidas, o que resultou em condenação em duas instâncias.

 documentos apreendidos na casa de Lula sobre o triplex;

  • ·         documentos apreendidos na sede da cooperativa Bancoop;
  • ·         documentos apreendidos na OAS;
  • ·         notas fiscais da OAS e outras empresas contendo itens da reforma do imóvel;
  • ·         mensagens de celular de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, se referindo ao projeto do “chefe” e para marcar com a “madame”;
  • ·         mensagens no celular de Paulo Gordilho, arquiteto e ex-executivo da OAS, citando reformas em “sítio” e “praia”;
  • ·         testemunhos de Paulo Gordilho declarando que tinha conhecimento de que o triplex estava reservado para Lula desde 2011;
  • ·         mensagens no celular de Marcos Ramalho, executivo da OAS, citando visita ao triplex de Fábio Luís, filho de Lula, em 2014;
  • ·         testemunhos de funcionários da OAS que disseram que a empreiteira não costumava personalizar imóveis à venda;
  • ·         testemunho de gerente da OAS, que disse ter acompanhado visita de Lula e Marisa ao triplex no início de 2014;

·         testemunho de engenheira da OAS, que disse que acompanhou visita de Marisa e Fábio ao apartamento em agosto de 2014.

O sítio é do pica-pau, não do Lula

Muito além do Triplex.

Algumas acusações

Em 2017, eram apenas 13 casos, o que subiu para 18 inquéritos. Tentativa de obstrução da Operação Lava-Jato:

Ao lado do ex-senador Delcídio do Amaral (Sem partido), Lula responde à acusação de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro: Inquérito ligado à Operação Zelotes. O filho do ex-presidente Luís Cláudio e o próprio petista tiveram o bloqueio de bens de até R $24 milhões pedido pelo Ministério Público Federal (MPF).

Tráfico de influência:

O Ministério Público Federal (MPF) acusa Lula de ter atuado para liberar verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obra realizada pela Odebrecht, em Angola. Também respondem ao inquérito o sobrinho de Lula Taiguara Rodrigues, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e outros oito investigados.

Corrupção passiva:

A acusação é de que o ex-presidente teria aceitado promessa de recebimento de vantagem indevida, por meio de recursos ilegais, quando ainda ocupava a Presidência da República. As montadoras Caoa e MMC teriam sido favorecidas com a edição de medida provisória.

Corrupção passiva:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu sob a acusação de receber propinas por meio de reformas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia. Segundo a acusação, Odebrecht, OAS e Schahin, por meio do pecuarista José Carlos Bumlai, gastaram R $1,02 milhão em obras no sítio em troca de contratos com a Petrobras. O imóvel foi comprado no fim de 2010, quando Lula deixou a Presidência, pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna.

Lavagem de dinheiro e corrupção passiva:

Lula é acusado nesse processo de ter sido supostamente beneficiado no esquema de cartel e corrupção da Petrobras com o acerto de R $12,4 milhões em propinas da Odebrecht. O valor seria usado para compra de terreno que serviria de sede para o Instituto Lula.

Compra de aviões:

Lula também responde a processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Um deles apura suposto tráfico de influência de Lula na compra, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de aviões militares suecos. Nesta ação, o juiz Ricardo Leite surpreendeu a defesa do ex-presidente ao determinar a apreensão de seu passaporte, decisão que acabou revogada.

Na crista da onda da corrupção

O Brasil, outrora conhecido como o país do futebol ou do carnaval, passou a ser conhecido como o país da corrupção, e com o tempo a situação foi ficando pior, pois nos tornamos conhecidos como financiadores de ditaduras comunistas, ou de obras fora do país que nunca se viu retorno total do dinheiro, até programas sociais foram alvo de corrupção e diversas denúncias com os Mais Médicos (cubanos). 

Para termos uma ideia, foram feitos empréstimos para financiar 20 obras, nas quais, a mais barata estava em torno de 25,8 milhões na Colômbia, e a mais cara 1,5 bilhões na Argentina, levamos calote em muitos desses empréstimos, e ainda achando pouco, esses dias, o Presidente Bolsonaro, junto com o presidente do BNDES, informaram que emprestamos dinheiro, durante o Governo do PT, para financiar a segunda etapa  do Porto de Mariel em Cuba, e caso o empréstimo não fosse pago, receberíamos charutos cubanos como garantia. Sim, CHARUTOS  CUBANOS!

É difícil listar toda a sujeira que envolve o Partido dos Trabalhadores e seus líderes, e eles sempre contam com o nosso esquecimento, e quando não nos esquecemos, nos pedem perdão, ao mesmo tempo que pedem uma chance para “reconstruir o país” ou até mesmo “fazer tudo de novo”. Mas quando o esquecimento não vem, nem o perdão, e nem  quando o monstro que a natureza criou lhe traz grandes esperanças, ainda existe uma mão para socorrer.

La mano de Dios o las manos de los dioses?

Nem marqueteiro dá jeito!

Para Lula iniciar sua campanha, bastou uma única mão, a do Fachin para conceder “anistia eleitoral” ao mais novo pré-candidato à presidência em 2022, pelo partido que mais roubou o nosso país. E é dessa maneira que o Brasil quer ser respeitado e reconhecido.

Como podemos levar a sério um país onde tem um ex-presidente, que em seus anos de governo, e enquanto seu partido esteve no poder, só se envolveu em escândalos de corrupção como petrolão e mensalão, que nem foram mencionados aqui? Mas sabe o que é pior? É ver o quanto o sistema se organiza para o retorno de “tão grande alma honesta”, que nem disfarçam, e ainda saber que uma parte do povo que teve seu passado, presente, e futuro roubados desejam o retorno de quem os roubou. Seria esse o poder que a ignorância traz? ou a Teoria do pão e circo? Acreditar que Lula é inocente é a mesma coisa que acreditar que coelhos põem ovos de chocolate, ou que um velhinho rechonchudo voe em um trenó e desça por uma chaminé para deixar presentes debaixo de uma árvore. Se não for pura ilusão é apenas autoengano.

Muitos dizem que “o Brasil não é para amadores” e “quem tem limites é Estado e Municípios’,  mas convenhamos, até para os que não são amadores, fazer o povo de trouxa tem que ter limite, e o limite somos nós que damos quando votamos de forma consciente, ignorando paixões utópicas ideológicas. Nunca na história do Brasil o povo foi tão roubado, achincalhado,prejudicado e enganado, e ainda nem se falou das loucuras ideológicas desse cara que se comparou ao próprio Jesus Cristo, mas isso já é matéria para outra publicação.

Hoje, Lula posa! de injustiçado e perseguido promovendo debates de combate a corrupção e continua acreditando na mentira que criou, de ser a alma mais honesta desse país, mas nem falando mil vezes essa mentira virou verdade. Finalizo jogando para a galera: no Brasil a inocência se tem, se compra, se ganha ou se rouba? Uma das opções é especialidade do PT,  já a tal inocência…

Ravele Félix
Estudante de Bacharelado em Ciência Política e 
Administradora do perfil Conservadorismo em Foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *