Representantes do órgão estiveram no estado para divulgar a iniciativa. As 16 cidades amapaenses assinaram protocolo de intenções para adesão ao sistema
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) segue em expansão. Na última semana, os 16 municípios do Amapá assinaram protocolo de intenções para adesão à ferramenta. A ação foi em decorrência da mobilização feita por representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) durante agenda no estado.
O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), Paulo Roberto, e o coordenador-geral de Gestão do Sinapir, Helbert Pitorra, se reuniram com os prefeitos amapaenses durante os dias 19 e 21 de maio. Os encontros são parte da Campanha Nacional de Adesão e Fortalecimento do Sinapir. Lançada no mês de abril deste ano, a iniciativa tem o objetivo de estimular estados e municípios a aderirem à plataforma.
“O objetivo maior do nosso trabalho de fortalecimento e expansão do Sinapir é atingir positivamente as populações tradicionais que estão historicamente inviabilizadas”, explicou o secretário Paulo Roberto.
O coordenador-geral de Gestão do Sinapir afirmou que o número de adesões no Amapá simboliza um fato histórico para a pauta dos direitos humanos. “Nossa expectativa é a melhor possível de termos o Amapá com 100% dos municípios no Sinapir”, destacou Pitorra.
Sobre o Sinapir
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. Atualmente, já formalizaram a adesão 22 estados, o Distrito Federal e 93 municípios.
Os estados e municípios que integram o Sistema têm acesso a benefícios como cursos de de capacitação em políticas de promoção da igualdade racial, bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR e apoio para a instituição de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs).
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH