Caso da coceira solucionado por pesquisadores de São Paulo e Pernambuco

Caso da coceira solucionado por pesquisadores de São Paulo e Pernambuco

Após surgirem várias teses a respeito das causas das doenças de pele em local isolado na RMR, muitas delas tomando por base achismos e muitas vezes sem nexo total de causalidade alguma nas teses apresentadas, estas desde sarna cometida por uso exagerado de ivermectina até a falta de tratamento da água.

Um time de especialistas  de São Paulo e Pernambuco que integram a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uniram-se e desvendaram o mistério.

O surto se originou de fragmentos de mariposas que irritam as camadas superficiais da pele, isso causado pelo clima de determinadas regiões.

Conforme relatório divulgado na última quarta-feira (08/12), o final do ano é a época de reprodução dos insetos, o que propicia o surgimento de surtos de dermatite em várias regiões do país.

O ocorrido em uma localização isolada, chamou a atenção dos especialistas, pois os dois locais onde houveram registros de casos, ficam próximos ao Parque Estadual de Dois Irmãos, onde há uma grande reserva de Mata Atlântica.

A sociedade brasileira de dermatologia alerta sobre pesquisas tomadas por base dos achismos, isso pode prejudicar os levantamentos de pesquisas sérias e ainda levar a população a se automedicarem, aumentando ainda mais o problema.

Entenda o caso

No final de novembro, moradores de duas comunidades localizadas na região metropolitana de Recife começaram a apresentar alguns sintomas de problemas dermatológicos.

Em pouco tempo, mais de 200 indivíduos apresentaram queixas parecidas, o que motivou a abertura de uma apuração pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. 

Mistério desvendado

A investigação foi conduzida pelos dermatologistas Claudia Ferraz, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Vidal Haddad Junior, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ambos integram a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Enquanto Ferraz fez o trabalho de campo e descreveu as lesões nos pacientes, Haddad Junior foi convocado por sua experiência com doenças de pele causadas por acidentes com animais. Ele analisou amostras em laboratório para encontrar as possíveis causas do problema.

FONTE: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/12/09/como-mariposas-provocaram-surto-misterioso-de-coceira-em-pernambuco.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=noticias&utm_content=geral&fbclid=IwAR1Z6be7JDZGZEtohs3wBghubcLvavPrpMTQ2TYLxeSr_3AD2i3wj_ySZok

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *